terça-feira, 5 de junho de 2018

SGT MARISELMA DO 18° BPM CONTRIBUI DIRETAMENTE PARA SALVAR VIDAS NO NAUFRÁGIO DE LANCHA NO RIO AMAZONAS


Por volta das 08 : horas  desta terça-feira (05), ocorreu o naufrágio de uma embarcação nas proximidades da Ponta do Urubu, no rio Amazonas, a cerca de 5 KM do município de Santarém-PA.

A embarcação realizava o trajeto Santana do Tapará – Santarém, que segundo o Camandante da embarcação, haviam 14 passageiros a bordo e três tripulantes, sendo resgatados 12 passageiros e três tripulantes, há indícios de haver dois desaparecidos.

Uma equipe de Inspeção Naval da CFS com a lancha Ximango deslocou-se para o local de ocorrência e depois enviou uma Agência Ensino Flutuante (AgEFlut). 

Os passageiros resgatados estavam em dois barcos pesqueiros que passavam pelo local, sendo transferidos para a AgEFlut, prestados os primeiros socorros e levados para o Porto do DER, onde foram conduzidos pelas ambulâncias aos hospitais. A CFS iníciou as atividades de busca e salvamento (SAR), bem como a obtenção de informações mais precisas do fato.

Entre os passageiros da embarcação  estava a *3° SGT MARISELMA*, militar pertencente ao 18° BPM _"Batalhão Gurupatuba"_ da cidade de Monte Alegre, a qual ajudou três pessoas a se salvar:
O cmt da embarcação que estava ferido e debilitado devido empacto da lancha com as ondas do rio;
Outra pessoa que em meio as fortes ondas e ventos foi colocada no bote salva vidas;
E um passageiro que não sabia nadar.

A policial permaneceu fora do bote equilibrando-o até o socorro chegar para evitar que o mesmo virasse.
Durante todo resgate acalmou os envolvidos do acidente,  prestou primeiros socorros ao CMT da embarcação, usando seu moletom para estancar o sangramento em uma de suas pernas que estava ferida, auxiliou uma pessoa que estava em crise asmática.
Após receberem socorro de embarcações pesqueiras e da Marinha a mesma se preocupou em acalmar também seus familiares e familiares dos demais passageiros entrando em contato via celular com sua base militar ( 18° BPM) repassando o ocorrido e pedindo-lhes que repassarem a  informação de que apesar do ocorrido estavam bem e recebendo os devidos cuidados.

O ato de bravura e humanidade exercido pela SGT MARISELMA é digno de elogios, aplausos e reconhecimento de um legado de profissão onde jurou *"defender e ajudar pessoas mesmo com o risco da própria vida".* Talvez não quisesse estar ali naquele momento de agonia e desespero de tantos, talvez nunca tenha vivido ou esperado viver algo assim em seus 20 anos de policial. Mas de forma nobre e humana cumpriu a missão com técnica e coragem, arriscando sua vida em prol da vida de todos. Garantiu a dádiva divina a si e mais três pessoas de poderem voltar para suas casas e celebrarem com seus familiares, transformando momentos de angustia em momentos de felicidade.

*PARABÉNS E OBRIGADO  GUERREIRA SGT MARISELMA*


QUARTEL DA PM MONTE  ALEGRE (93) 99113_3131

Fonte : Grupo Elias Junior Notícias /
 
▲ Topo>