terça-feira, 3 de outubro de 2017

'DIVERSIDADE DE GÊNERO' PODE SER TEMA DE REDAÇÃO DO ENEM

'Diversidade de gênero' pode ser tema de redação do Enem (Foto: Divulgação)
Pabllo Vittar, em entrevista à revista Glamour, identificou-se como um "menino gay, que faz drag e se relaciona com homens gays" (Foto: Divulgação)
Para quem vai fazer o Enem 2017, os professores têm dado algumas dicas valiosas. Uma delas é a possibilidade de o tema que toca a diversidade de gênero, e as dicsussões que vêm girando em torno do assunto, ser o foco da prova.
O comportamento mundial e alguns produtos da indústria do entretenimento reforçam essa nova fase, especialmente nas grandes metrópoles. O sucesso da cantora Pabllo Vittar, que em entrevista à revista Glamour se identificou como um "menino gay, que faz drag e se relaciona com homens gays", ou de séries como "Orange is the new black" que traz mulheres gays para o centro da trama, reforçam a discussão.
O caminho para os candidatos se saírem bem ao falar do tema é aproveitar a grande quantidade de infomações que estão sendo veiculadas no momento em todos os meios. E buscar esclarecimentos não é tarefa dispensável, já que muitas pessoas ainda confudem, por exemplo, identidade de gênero com orientação sexual. A diferença pode ser cobrada na prova e ser questão central da redação.
O Livro "Identidade Sexual e Transexualidade", dos autores Tereza Rodrigues Vieira e Luiz Airton Saavedra de Paiva, explica que a orientação sexual está relacionada a sexualidade de cada indivíduo, ou seja, a por qual sexo ele sente atração. A ONU considera possível ter orientação heterossexual, homossexual, bissexual ou assexual, independentemente da identidade.
Já a identidade de gênero está relacionada a maneira como você se enxerga e com qual gênero você mais se identifica.
       Autores Tereza Rodrigues Vieira e Luiz Airton Saavedra de Paiva abordam em livro as diferenças entre identidade de gênero e orientação sexual (Foto: Reprodfução)
Dados sobre a intolerância de gêneros também é um ponto que pode ser abordado pelos elaboradores do exame.
(DOL)
 
▲ Topo>