quarta-feira, 23 de novembro de 2016

PM treina 35 agentes e cães policiais no combate aos narcóticos.







No ultimo dia 21, no auditório do Batalhão de Choque da PMPA, com a aula inaugural  " A importância do olfato canino", ministrada  pela professora e mestre em Medicina Veterinária Aryane Silva, da Universidade da Amâzônia, a Companhia de Policiamento com Cães da PMPA iniciou o  "1º Curso de  condutores de cães farejadores de narcóticos".
A finalidade é habilitar 35 agentes de segurança pública como adestradores de cães policiais  para a localização de entorpecentes diversos. Os alunos são das diversas forças: policiais  militares do Pará e Acre, policiais civis, guardas municipais e militares das três  Forças Armadas brasileiras.
Para o major Luís Marcelo, comandante do Canil e Coordenador Geral do Curso  " a capacitação habilitará os  profissionais ao uso técnico e eficiente  do cão  farejador como poderosa ferramenta nas operações de localização de drogas, servindo de  prova inconteste do crime".
 As principais disciplinas serão: Psicologia Canina; Introdução ao faro; noções de medicina veterinária; noções de drogas; buscas em aeroportos e terminais de cargas e passageiros; Direitos humanos e aspectos jurídicos do emprego do cão farejador.
 A previsão de término das instruções será dia 15 de dezembro, após concluídas 180 horas aula de teoria e prática no complexo opercacional da Corporação, na avenida Brigadeiro Protásio ao passo que exercícios e avalições práticas serão feitas em portos e aeroportos.

Histórico do Canil
     O canil da Polícia Militar do Pará foi criado em  12 de outubro de 1974, com a denominação de "Canil Central da Polícia Militar do Pará", localizado na extinta Companhia de Radiopatrulha.
     Em 27 de maio de 1977, a Unidade  foi transferida para o Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), permanecendo  no local até dezembro de 2000, com o nome de "Pelotão Canil".
 Com o Decreto n° 4560, aos 27 de março de 2001, o Canil foi denominado de "Companhia Independente de Policiamento com Cães - CIPC", ficando subordinado ao Comando de Missões Especiais-CME.
    
 
▲ Topo>